Mesmo sem Seedorf, Botafogo bate o Atlético-MG e abre vantagem nas oitavas
Equipe carioca fez segundo tempo quase perfeito e agora tem boa vantagem para avançar para as quartas da Copa do Brasil.
Mesmo desfalcado de Seedorf, seu principal jogador, o Botafogo comprovou sua boa fase e derrotou o Atlético-MG por 4 a 2, em partida disputada na noite desta quinta-feira, no Maracanã, pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil. Com o resultado, o time carioca pode até perder até por um gol de diferença, no jogo da volta, no Independência, para garantir a classificação para a próxima fase.
O Botafogo começou inseguro, viu o Galo sair na frente, mas conseguiu a reação ao subir de produção, principalmente no segundo tempo. Os gols do Botafogo foram marcados por Lodeiro, Leonardo Silva,contra, Rafael Marques e Vitinho. Marcos Rocha e Guilherme anotaram para a equipe mineira.
O jogo - Antes do primeiro minuto de partida, a torcida do Botafogo tomou um grande susto. Ronaldinho enfiou para Fernandinho, Jefferson saiu do gol e teve que usar os pés para aliviar o perigo. O time mineiro começou melhor e, aos dois minutos, Ronaldinho aproveitou um rebote da defesa para bater, de primeira, mas a bola desviou na zaga carioca e saiu.
Aos quatro minutos, Fernandinho arrancou da intermediária, driblou Dória e Bolívar e chutou com grande perigo para o gol defendido por Jefferson. Sem a presença de Seedorf, a equipe carioca não tinha quem centralizasse as jogadas e preferia utilizar as laterais do campo para se aproximar da área mineira.
A primeira jogada perigosa do Botafogo aconteceu aos sete minutos. Lodeiro e Rafael Marques iniciaram a jogada e a bola foi lançada para Alex que acabou desarmado por Réver, na grande área, quando tentava a conclusão.
O time dirigido por Cuca continuava mais bem postado em campo e pressionando em busca do primeiro gol. Que quase aconteceu aos 13 minutos, quando Luan ganhou disputa com Gilberto dentro da área, mas chutou para fora, desperdiçando a oportunidade.
Aos 20 minutos, o Atlético marcou o primeiro gol. Luan arrancou desde a sua grande área, e lançou Ronaldinho Gaúcho na direita. O meia percebeu a entrada de Marcos Rocha e fez um passe perfeito para o lateral-direito penetrar pelo meio e tocar fora do alcance do goleiro Jefferson. Depois de sofrer o gol, o Botafogo tentou partir para o ataque, mas encontrava muita dificuldade para chegar na área atleticana, em condições de concluir.
Aos 29 minutos, o Botafogo marcou o gol do empate. Vitinho chutou da esquerda, a defesa mineira não conseguiu aliviar o perigo, e Alex tocou para Lodeiro bater, com grande categoria, sem chances de defesa para Victor. Dois minutos depois, foi a vez de Vitinho mandar a bomba, da entrada da área, e a bola tirou tinta do poste direito defendido por Victor.
O empate fez o Galo cair muito de produção. O time dirigido por Cuca não conseguia mais trocar passes com a desenvoltura anterior e até Ronaldinho que começou comandando as ações da sua equipe, desapareceu da partida. Só aos 38 minutos é que o Galo voltou a dar o ar da sua graça em boa jogada de Luan que arrancou pela direita e tentou lançar Ronaldinho Gaúcho, mas Gabriel bloqueou a jogada.
Aos 41 minutos, Fernandinho foi lançado pela esquerda e foi derrubado por Gilberto no bico direito da grande área. Ronaldinho bateu forte e a bola encobriu o travessão. Aos 44 minutos, Gilberto arrancou pela direita, bateu dois marcadores e cruzou para a área, mas a zaga do Galo aliviou. E no último lance importante da etapa inicial, Ronaldinho fez ótimo lançamento para Fernandinho que chutou cruzado e Jefferson espalmou para escanteio.
Os dois times voltaram sem modificações para o segundo tempo. E depois de alguns minutos de passes laterais, o Botafogo desempatou aos três minutos. Vitinho inverteu a jogada para Lodeiro que recebeu na esquerda, e mesmo marcado por Marcos Rocha,cruzou rasteiro para a pequena área. O zagueiro Leonardo Silva tentou cortar,e acabou desviando para o fundo das redes, surpreendendo o goleiro Victor.
A vantagem animou a equipe carioca que continuou pressionando e acabou marcando o terceiro gol aos dez minutos, através de Rafael Marques que aproveitou uma falha de marcação da zaga mineira para chutar forte. A bola desviou em Junior Cesar e entrou.
O Atlético ficou desorientado em campo e para recompor a força ofensiva da equipe, o técnico Cuca trocou o volante Josué pelo meia Guilherme.Aos 19 minutos, após cobrança de escanteio efetuada por Ronaldinho, Réver subiu mais do que a zaga, mas cabeceou para fora.
Aos 23 minutos, quase que o Botafogo marcou o quarto gol. Rafael Marques tabelou com Alex, invadiu a área pela direita, mas adiantou a bola e permitiu que Victor evitasse o quarto gol. Cuca gastou todas as substituições e o Atlético partiu para tentar descontar a vantagem da equipe carioca, mas o Botafogo se defendia com competência.
Aos 41 minutos, Henrique brigou pela bola, desarmou Réver e tocou para Vitinho que chutou forte e marcou o quarto gol do Botafogo, para delírio da torcida que compareceu ao Maracanã. Aos 44 minutos, Henrique recebeu ótimo passe de Ronaldinho e chutou para marcar o segundo gol da equipe mineira, definindo o placar da partida.
FICHA TÉCNICA - BOTAFOGO-RJ 4 X 2 ATLÉTICO-MG
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 22 de agosto de 2013 (Quinta-feira)
Horário: 21h50(de Brasília)
Árbitro: Paulo Henrique Godoy Bezerra (SC)
Assistentes: Herman Brumel Vani (SP) e Celso Barbosa de Oliveira (SP)
Cartões Amarelos: Gilberto, Marcelo Mattos, Gabriel(Bota);Luan(AM)
Gols:
BOTAFOGO: Lodeiro aos 29 minutos do primeiro tempo e Leonardo Silva,contra, aos três minutos e Rafael Marques aos dez minutos e Vitinho aos 41 minutos do segundo tempo.
ATLÉTICO-MG: Marcos Rocha aos 20 minutos do primeiro tempo e Henrique aos 44 minutos do segundo tempo
BOTAFOGO: Jefferson, Gilberto, Dória, Bolívar e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Lodeiro e Vitinho(Lucas Zen); Rafael Marques e Alex (Henrique)
Técnico: Oswaldo de Oliveira
ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva e Júnior César; Pierre, Josué(Guilherme), Fernandinho(Neto Berola)e Ronaldinho Gaúcho; Luan e Jô (Alecsandro)
Técnico: Cuca