sexta-feira, 14 de setembro de 2012

A Importância da sociedade e sua participação na politica na sua cidade.


As redes sociais e a política: uma era de revolução.

                Lembro-me que em 2010 dizia-se que viveríamos a primeira eleição "da internet", com o predomínio e a força das campanhas através das redes sociais, e que talvez fosse a última eleição "da televisão". A primeira coisa se confirmou, mas ainda não acho que a televisão vá ficar pra trás tão cedo. Ela ainda é um dos mais dinâmicos meios de comunicação, e segue, principalmente para as camadas mais baixas da sociedade, como a principal fonte de informação. 
                Mas é um fato que a internet e as mídias sociais crescem cada dia mais, e aos poucos vão roubando o espaço da televisão no papel de informar as pessoas. Só no Brasil são mais de 26 milhões de acessos mensalmente.
                Seja através de sites, blogs, Facebook, Twitter, dentre outras diversas ferramentas, os candidatos de hoje em dia sentem a necessidade de, para além da televisão e da própria rua, fazerem campanha via internet. É uma pena que muitos deles só apareçam realmente na hora de fazer a campanha e pedir o nosso voto, ao invés de continuarem conectados com o mundo virtual e com a população em geral durante os seus mandatos.
                Muito além de revolucionar as campanhas eleitorais, as mídias sociais já estão começando a revolucionar a forma de se fazer política. Talvez não tenhamos nos dado conta por estarmos vivendo a história enquanto ela é escrita, mas os computadores, a internet e as redes sociais tem a oportunidade de mudar a democracia moderna.
                Num momento em que o mundo político vive intensas turbulências, seja pela insustentação dos regimes autoritários ainda presentes em pleno século XXI, sejam pelas crises da democracia representativa, ora marcadas pela corrupção (como no Brasil), ora marcadas pelas dificuldades econômicas (como na Europa e EUA), a possibilidade de se construir uma democracia mais participativa torna-se extremamente atraente, sobretudo com as facilidades proporcionadas pelas redes sociais.
                Os exemplos são inúmeros e vem desde o Oriente Médio, no episódio da Primavera Árabe que derrubou alguns regimes autoritários e provocou mudanças governamentais em vários países, passando pelos "Indignados" da Espanha, o "Ocuppy Wall Street" iniciado em Nova York, e os gigantes protestos em prol da educação pública no Chile. Todos foram movimentos iniciados ou difundidos através de grande mobilização pelas redes sociais.
                Contudo nesse contexto de transformações, é necessário deixar claro que a participação da sociedade via redes sociais não substitui a importância os protestos de rua, pois a visibilidade que eles provocam é exatamente o que pressiona o governo por mudanças. Mas nesse caso se configura em uma ferramenta participativa, que traz na maioria das vezes a juventude para uma discussão que antes não era difundida que é a discussão sobre quais os rumos que Brasil esta tomando, e quais ele deve tomar.
(Texto Original Alterado(
ROCHA. Rodrigo Taveira, GAPEC, 08.05.2012.


quinta-feira, 13 de setembro de 2012

A Luta pela moralidade pública é um dever de todos e um direito da comunidade.


A facilidade no acesso e difusão de protestos via redes sociais tem sido um grande aliado que o Brasil encontrou para lutar contra a corrupção. A política brasileira é mal vista por todos tendo carregado consigo o status de um dos países mais corruptos do mundo.
            Entretanto, mesmo que em uma lentidão quase de tartaruga as coisas vem se modificando, isso graças à difusão de redes sociais onde noticias e protestos são divulgados, chamando a população para participar daquilo que lhes é de interesses, visto que, todos nos reclamamos dos escândalos de corrupção estampados nos jornais todos os dias, mas ninguém se mobiliza, ou melhor, se mobilizava. Esse quadro de não mobilização tem se invertido, pois a sociedade vem mostrando cada vez mais interesse pela coisa pública. Estamos tentando ocupar nosso posto nesse sistema democrático cobrando resultados dessas gestões na qual demos um voto de confiança.
            Os candidatos não podem mais contar com a impunidade da lei, pois essa tem se aplicado a todos sem distinção de classe social. Estamos vendo pessoas influentes sendo processadas, condenadas e presas por crimes que vão desde violação de sufrágio até lavagem de dinheiro. Isso levanta a autoestima da população, nos faz sentir orgulho de fazer parte de uma sociedade mais justa em todos os sentidos.
            O Brasil esta mudando, esta conseguindo romper com suas raízes oligárquicas, patrimonialistas, isso me deixa muito satisfeito. Foram anos lutando por uma real democracia nesse país, lutando por justiça, ver esses sinais ainda que pequenos, me faz sentir que todos esses anos trabalhando pela defesa da justiça não foram em vão, continuo contando com você em defesa da moralização pública.
Vereador José Vander.

Programa de Bebel e Patrícia



Candidata Bebel conta com a participação dos jovens de São Vicente em suas movimentações politicas.


Candidata à prefeita Bebel e sua vice se reúne para fazer panfletagem na cidade juntamente com a juventude

Na noite da última quarta feira 12/09 por voltas das 18hs a candidata da coligação “A mudança depende de você” A professora Maria Izabel (Bebel) e sua vice Patrícia foram fazer panfletagem juntamente com a juventude no bairro da quixabeira e em algumas ruas adjacentes. Com as propostas impressas o eleitorado pode analisar e pensar melhor antes de votar! Afinal está em jogo o futuro da nossa cidade pelos próximos quatro anos!

Vamos votar consciente, votando 14! “Pois a mudança só depende de você”

“A honestidade é a melhor política” Miguel de Cervantes (Dom Quixote de La Mancha). 

Peço que divulgue primeiro as propostas, depois essa publicação!
Desde já agradeço, e que não divulgue a fonte!
Tenha uma boa Quinta Feira.
SAM_0214.JPG

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Sua Cidade, Sua Responsabilidade...

 Seu voto, sua arma contra a corrupção. Não existe Justiça maior do que seu voto no combate a corrupção e a impunidade, portanto não deixe que pessoas que não tem compromisso com sua cidade seja um representante da comunidade.

Corromper - Induzir a realizar ato contrário ao dever ou à ética;
Impunidade - Escapar a punição;
Violência - Ato em que se faz uso se força bruta. Contrário ao direito ou à justiça.
Essas palavras são tão usadas no dia-a-dia que ninguém precisa de dicionário para conceituá-las. Mas é sempre bom reforçar os seus significados. Assim é mais fácil interligá-las.
Corrupção e impunidade estão juntas quando se descobre o escândalo e os autores, mas não se pode (ou não se quer) reaver o bem corrompido e nem punir os culpados.



Vender ou comprar voto dá cadeia, veja o artigo 299 do Código Eleitoral...

Polícia Federal prende servidora acusada de comprar votos na Grande Natal

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com PFRN

A Polícia Federal prendeu no início da noite desta terça-feira uma servidora pública do município de Extremoz por compra de voto. A servidora foi flagrada no momento em que condicionava a prestação de determinado serviço ao voto no atual prefeito do município Klaus Rêgo (PMDB).

A funcionária do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) foi conduzida pela Polícia Militar à sede da Polícia Federal em Natal, onde o delegado plantonista lavrou o flagrante.

Dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber vantagem para obter ou dar voto, ainda que a oferta não seja aceita é crime previsto no Artigo 299 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965). Após a conclusão, o flagrante será encaminhado ao Juízo Eleitoral da 6ª Zona, com sede em Ceará Mirim.
 
A compra e venda de votos é crime que pode ser punido com reclusão de até quatro anos e pagamento de cinco a 15 dias-multa.
 
 
 

Energia mais barata é um sonho.

Pacote de energia é choque de expectativas



A condução da economia de um país depende muito de uma variável que não tem números: a expectativa dos chamados “agentes econômicos” funciona como um combustível – ou falta dele – fundamental para que as políticas escolhidas tenham o efeito esperado.
O anúncio do corte do custo da energia feito pela presidente Dilma Rousseff, neste momento particular do país, chega dando um choque nas expectativas. Estamos crescendo pouco, com confiança afetada, inflação mais pressionada e investimento tímido. Saber que teremos energia mais barata, para consumidores e empresas, além de corrigir uma distorção enorme do custo de energia que temos aqui, dá um ânimo danado para fazer planos.
“O governo adotou uma agenda que é boa. Eles estão com diagnóstico correto,  sobre o custo de produção do país. É uma agenda de médio e longo prazo, não mais de curto prazo como vimos até pouco tempo. Isso vai trazer impacto favorável para as expectativas. Tende a reverter também a percepção do investidor estrangeiro que estava tratando Brasil como patinho feio”, diz Roberto Padovani, economista-chefe da Votorantim Corretora.
O pacote de energia se junta às outras medidas já adotadas pelo governo, como o PAC das Concessões, a desoneração da folha de pagamento, por exemplo. Ao atacar a competitividade e o altíssimo custo de produção, finalmente poderemos ver o país trabalhar pelo que é mais consistente nas políticas econômicas: o investimento, de preferência de longo prazo.
Efeito prático do corte na conta de luz vai para a inflação. Economistas fazem cálculos para medir quanto dessa redução vai chegar nos índices de preços. O número aproximado é de 0,5 ponto percentual, levando em conta apenas o corte na conta dos consumidores. Se a indústria, que terá uma redução maior, de até 28%, repassar a queda dos custos para os preços do produtos, o efeito pode ser mais positivo na inflação.
A outra variável pronta para reagir ao pacote é o PIB, que anda fraquinho. “O conjunto de incentivos adotados até agora vai trazer a retomada da atividade, elevando o PIB. O efeito nas expectativas pode empurrar a indústria e afetar positivamente a confiança dos empresários”, avalia Padovani.
Para o governo também há benefício, além do político. Se a conta de luz ajudar a diminuir a inflação, abre-se espaço para um reajuste na gasolina, necessário para ajustar as contas da Petrobras.  A presidente Dilma Rousseff parece convicta de que está preparando o Brasil para uma nova fase, mais madura e eficiente economicamente.
O clima de festa já começou, mas o banquete mesmo ainda demora um pouco a ser servido, já que o refresco nas contas de luz só chega no ano que vem.


terça-feira, 11 de setembro de 2012

São Vicente e Você, pense nisso...

O cenário já  esta pronto, seja você o primeiro a atuar!  
Estamos vendo em nossa cidade uma mudança na maneira de analisar o que é melhor. A inovação em propostas políticas, e acima de tudo novos rostos na disputa.  Isso tem elevado os ânimos das pessoas na política de São Vicente, estamos diante de um grande espetáculo onde os protagonistas (candidatos) lutam pela conquista do publico.
Mas é nesse contexto de diversidade política que devemos nos ater a realidade. A realidade na qual se encontra nossa cidade, como anda a saúde? A educação? A habitação? A geração de emprego e renda?  Como anda o planejamento dos respectivos candidatos para a prefeitura da cidade. É preciso que você eleitor pare um estante e preste atenção no que irá fazer.  Se já experimentou o governo de um deles e não aprovou, então porque não mudar? A democracia só existe quando há mudança, quando todos tem a oportunidade de votar e de ser votado é isso que norteia os princípios do direito político, a capacidade de votar e de ser votado. A alternância de poder gera resultados positivos a sociedade, pois garante que todos nós tenhamos o direito de estar no poder, garante que todos os grupos sociais e políticos participem dessa coisa tão empolgante e ao mesmo tão frustrante que tem sido nossa democracia.
Vejo em São Vicente, principalmente por parte dos jovens de nossa cidade que estes tem se interessado pela disputa política, isso além de me deixar bastante feliz mostra o que antes não era visto e veio ganhar visibilidade a partir da iniciativa da candidata de oposição Bebel em chamar esses jovens para uma discussão que vai além de interesses pessoais e familiares, para chamar atenção desses jovens que eles são o nosso futuro, e que eles podem sim fazer a diferença, votando para a mudança, pois só assim podemos vê uma São Vicente diferente, aonde todos tem as mesmas oportunidades, independentemente de suas origens.
                                                                     


Já sabemos quando começamos a pagar menos pela Energia.

Governo renova concessões e reduz preços de energia

BRASÍLIA, 11 Set (Reuters) - O governo brasileiro anunciou nesta terça-feira redução média das tarifas de energia de 20,2 por cento para os consumidores a partir do ano que vem, em uma ação para garantir maior competitividade à indústria local e ajudar a acelerar o crescimento do país.
A queda na tarifa começará a valer em 5 de fevereiro de 2013, segundo o Ministério de Minas e Energia, com a renovação antecipada de concessões de elétricas que vencem a partir de 2015 e redução ou eliminação de encargos do setor.
"Redução de energia gera efeito sistêmico que tem impacto sobre toda economia. Vai melhorar a participação do país na disputa internacional, reduzir inflação e estimular investimento. O empresário vai ganhar, o consumidor vai ganhar", afirmou a presidente Dilma Rousseff.
Segundo Dilma, a redução das tarifas poderá ser ainda maior, dependendo da conclusão de estudos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em março, referentes ao efeito da renovação das concessões no segmento de distribuição de energia.
O diretor-geral do órgão regulador, Nelson Hubner, disse que a Aneel já considera as depreciações de ativos a cada revisão tarifária no caso das distribuidoras, mas que poderão ser feitos "ajustes" nos contratos que serão renovados.
Na conta de energia, a cobrança da Reserva Global de Reversão (RGR) e a Conta de Consumo de Combustíveis (CCC) serão eliminadas.
Já a Conta de Desenvolvimento Energético ficará reduzida a 25 por cento do valor atual. Para viabilizar isso, o Tesouro Nacional fará aportes anuais de 3,3 bilhões de reais na CDE.
Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Humberto Barbato, o impacto do custo menor da energia será importante na indústria.


A Corrupção está em todo lugar, caibe a nós denunciar...

Ministério Público estadual e Policia Rodoviária Federal deflaga operação Cangueiros em Mossoró.


Foi deflagrada na manhã de hoje, em Mossoró pelo Ministério Público Estadual, em parceria com a Policia Rodoviária Federal a Operação Cangueiros.
Foram cumpridos 11 mandados de prisão temporária e 17 mandados de busca e apreensão contra proprietários de Centros de Formação de Condutores e funcionários públicos que trabalham no DETRAN/Mossoró entre eles o Diretor do DETRAN de Mossoró, Jader Luiz Henrique da Costa. A operação decorreu de investigação promovida pelo GAECO. Segundo as investigações todos os envolvidos faziam parte de uma quadrilha que agia em Mossoró, Tibau, Assú e Alexandria fraudando diversas etapas do processo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação – CNH´s. As irregularidades aconteciam desde o registro falso da presença dos interessados às obtenção de CNH nas aulas teóricas à facilidades nos testes escritos, práticos, psicológicos e exames médicos. Isso possibilitou que pessoas analfabetas, por exemplo, ou com algum grau de deficiência visual conseguisse obter sua Habilitação.
A fraude envolvia além do presidente do DETRAN e servidores públicos daquele órgão, os proprietários dos Centros de Formação de Condutores SIGA, PARADA OBRIGATÓRIA, PILOTO e PITÉU. O esquema funcionava com a captação de interessados à obtenção de CNH, os quais não precisavam assistir às aulas teóricas e/ou eram favorecidos nas provas escritas e práticas. Em muitos casos os gabaritos da prova teórica eram entregues em branco para posteriormente serem preenchidos pelos integrantes da quadrilha. Além disso, os aspirantes a condutores tinham acesso antecipadamente aos testes psicológicos e eram aprovados nos exames de visão ainda que apresentassem algum tipo de problema que o incapacitasse à aptidão no referido exame. Nem mesmo os testes de direção, muitas das vezes precisavam ser feitos.
A quadrilha possuíam uma tabela com os valores para os favorecimentos que iam desde a aulas para o psicoteste, no valor de R$ 200,00, à aprovação no teste de volante por R$ 250,00 e até R$ 4.000,00 para as demais etapas do processo. A investigação demonstrou que o principal alvo da quadrilha eram os analfabetos.


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Quando o povo quer faz assim, se une em defesa dos seus direitos.

Um movimento por muitas lutas



Manifestantes foram às ruas para lutar contra o aumento das tarifas de ônibus. Há quem acredite que eles podem ir mais longe
Moisés de Lima

Dia 29 de agosto, Avenida Rio Branco. Cerca de três mil manifestantes se dirigem à sede do Seturn para protestar contra o aumento da tarifa de transportes coletivos. Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
A juventude voltou às ruas para gritar palavras de ordem, pintar a cara, portar cartazes, protestar contra o aumento das tarifas de transportes em Natal que consideraram abusivo contra a população. Eram na maioria estudantes do ensino médio e superior. Exibiam garra e orgulho por pertencer a uma geração que teve coragem de parar a cidade e se insurgir contra a exploração.

Setores da sociedade e os próprios integrantes do movimento autointitulados, Revolta do Busão analisam o significado do protesto e se tais atos fossem voltados à luta contra problemas mais profundos a saúde do RN ( que passa por um estado de calamidade), Segurança (que apresenta números preocupantes) e educação ( área onde o estado piores notas do país, segundo o IDEB).

A maioria das pessoas consultadas pelo Diário de Natal destacaram a importância do movimento social contra o aumento de R$ 2,40 determinado pela prefeitura. Mas reconheceram que os ativistas poderiam estender a ação em prol de melhorias de outras áreas.
 
 

O Poder Público, o Cidadão e os seus representantes...


Por Frei Betto
Padre Vieira, em São Luís do Maranhão, no sermão em homenagem à festa de santo Antônio, em 1654, indagava:
- O efeito do sal é impedir a corrupção, mas quando a terra se vê tão corrupta como está a nossa, havendo tantos nela que têm ofício de sal, qual será, ou qual pode ser a causa desta corrupção?
A seu ver, havia duas causas principais: a contradição de quem deveria salgar e a incredulidade do povo diante de tantos atos que não correspondiam às palavras. O corrupto caracteriza-se por não se admitir como tal. Esperto, age movido pela ambição de dinheiro. Não é propriamente um ladrão.
Antes, trata-se de um requintado chantagista, desses de conversa frouxa, sorriso amável, salamaleques gentis. O corrupto não se expõe; extorque.
Considera a comissão um direito; a porcentagem, pagamento por seus serviços; o desvio, forma de apropriar-se do que lhe pertence. Bobos são aqueles que fazem tráfico de influência sem tirar proveito.
Há muitos tipos de corruptos.
O corrupto oficial é aquele que se vale de uma função pública para tirar proveitos a si, à família e aos amigos. Troca a placa do carro, embarca a mulher com passagem custeada pelo erário, faz gastos e obriga o contribuinte a pagar.
Considera natural o superfaturamento, a ausência de licitação, a concorrência com cartas marcadas. A lógica do corrupto é corrupta: “Se não faço, outro leva vantagem em meu lugar”.
Seu único temor é ser apanhado em flagrante delito. Não se envergonha de se olhar no espelho, apenas teme ver seu nome estampado nos jornais. Confiante, jamais imagina a filha pequena a indagar-lhe: “Papai, é verdade que você é corrupto?”
O corrupto não sente nenhum escrúpulo em receber caixas de uísque no Natal, presentes caros de fornecedores ou andar de carona em jatinhos de empresários. Afrouxam-lhe com agrados e, assim, ele afrouxa a burocracia que retém as verbas públicas.
Há o corrupto privado.
Nunca menciona quantias, tão-somente insinua, cauteloso, como se convencido de que cada uma de sua palavras estão sendo registradas por um gravador. Assim, ele se torna o rei da metáfora. Nunca é direto. Fala em circunlóquios, seguro de que o interlocutor saberá ler nas entrelinhas.
O corrupto franciscano pratica o toma lá, dá cá. Seu lema é “quem não chora, não mama”. Não ostenta riquezas, não viaja ao exterior, faz-se de pobretão para melhor encobrir a maracutaia. É o primeiro a indignar-se quando o assunto é a corrupção que grassa pelo país.
O corrupto exibido gasta o que não ganha, constrói mansões, enche o latifúndio de bois, convencido de que puxa-saquismo é amizade e sorriso cúmplice, cegueira. Vangloria-se em sua astúcia em enganar a esposa e mentir aos colegas.
O corrupto nostálgico orgulha-se do pai ferroviário, da mãe professora, de sua origem humilde na roça, mas está intimamente convencido de que, tivessem as mesmas oportunidades de meter a mão na cumbuca, seus antepassados não deixariam passar.
O corrupto não sorri, agrada; não cumprimenta, estende a mão; não elogia, incensa; não possui valores, apenas saldo bancário. Se tal modo se corrompe que nem mais percebe que é um corrupto.
Julga-se um negocista bem sucedido. Melífluo, o corrupto é cheio de dedos, encosta-se nos honestos para se lhe aproveitar a sombra, trata os subalternos com uma dureza que o faz parecer o mais íntegro dos seres humanos.
Aliás, o corrupto acredita piamente que todos o consideram de uma lisura capaz de causar inveja em madre Teresa de Calcutá.
O corrupto julga-se dotado de uma inteligência que o livra do mundo dos ingênuos e torna mais arguto e esperto do que o comum dos mortais.
Frei Betto é escritor e ex-assessor especial do presidente Lula.