sexta-feira, 27 de junho de 2014

Do Ministério Público Federal, no dia da convenção partidária onde o deputado Gilson Moura homologa sua candidatura à reeleição.


A Justiça demonstra mas uma vez que o crime não compensa e os políticos não levam em consideração que a coisa pública é pra ser respeitada e com transparência, principalmente os contratos de locação. 


A Justiça Federal concedeu quatro liminares determinando o afastamento de Gilson Moura do cargo de deputado estadual, além de indisponibilidade de bens do parlamentar e de outros seis envolvidos no esquema desbaratado pela Operação Pecado Capital, até o limite de R$ 300.750,30. A medida foi tomada em quatro das 11 novas ações de improbidade administrativa apresentadas pelo Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) contra o político e outras 15 pessoas.

As peças do MPF incluem desde casos de “funcionários fantasmas” e obras superfaturadas, até empresas contratadas pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem/RN), durante a gestão de Rychardson de Macedo, entre 2007 e 2010, e que prestavam serviços ao parlamentar. O judiciário já acatou os pedidos liminares de afastamento e de indisponibilidade nos casos que incluem contratação irregular de empresas de pesquisa pela autarquia, para uso do deputado (0802873-90.2014.4.05.8400); contratação com “funcionários fantasmas” de pessoas relacionadas aos principais diretores do instituto (0802872-08.2014.4.05.8400) e ligadas à antiga emissora onde o deputado trabalhou (0802878-15.2014.4.05.8400); e ainda das irregularidades cometidas nas obras de reforma e adequação de uma sala para a criação do telecentro do Ipem (0802869-53.2014.4.05.8400).


Os seis outros envolvidos nos processos cujas liminares já foram concedidas são o ex-diretor do Ipem-RN, Rychardson Macedo; além de Márcia Câmara de Figueiredo, Fernando Aguiar de Figueiredo, Merle Ranieri Ramos, Oldair Vieira de Andrade e Adalucia Barreto de Oliveira.

Novas ações – As quatro ações nas quais foram concedidas liminares integram um grupo de 11 apresentadas agora em junho pelo Ministério Público Federal, todas assinadas pelo procurador da República Rodrigo Telles. As informações contidas apontam que todo o valor desviado pelo ex-diretor do Ipem/RN, Rychardson Macedo, era repassado ou dividido com o parlamentar. Os desvios financiavam as campanhas e os interesses políticos de Gilson Moura e também beneficiavam o filho da ex-governadora Wilma de Faria, Lauro Maia; e o advogado Fernando Antônio Leal Caldas Filho.

Os prejuízos aos cofres públicos apontados nos processos resultam em um volume de R$ 1.657.316,60. Em todas as ações foi requerido, além da indisponibilidade dos bens dos réus, o afastamento do deputado estadual de seu cargo. Cinco delas acrescentam novos réus a irregularidades já apontadas em ações penais e de improbidade apresentadas em 2013, contra outros envolvidos da Operação Pecado Capital. Uma dessas inclui, além de Gilson Moura; os nomes de Lauro Maia e Fernando Caldas Filho.

Contratos – Sobre o contrato de locação, Rychardson Macedo declarou em depoimento que o Ipem necessitaria de cinco carros e foi aconselhado por Fernando Caldas Filho a contratar 12, sendo que sete ficaram parados, além de uma caminhonete igualmente não utilizada. Os recursos desviados ficavam com o advogado e Lauro Maia, que complementavam a “cota” com parte de outro contrato superfaturado, o de combustíveis.

O PSD do Rio Grande do Norte se fez presente na convenção Nacional e confirmou apoio ao projeto da candidata Dilma Rousseff.

PSD CONFIRMA APOIO À REELEIÇÃO DE DILMA ROUSSEFF

A Convenção Nacional do PSD presidida pelo ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, declarou oficialmente na quarta-feira (25/06/2014) que vai caminhar com a presidente Dilma Rousseff (PT) nas eleições de outubro.

A aliança foi aprovada por 94% dos integrantes da legenda presentes ao Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília e contou com a participação do vice-governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria e do deputado federal Fábio Faria.

Pré-candidato ao Governo do Estado, Robinson Faria reafirmou que no Rio Grande do Norte, no palanque do PSD e do PT só há lugar para um candidato a presidente, o lugar de Dilma Rousseff (PT). "Queremos aprofundar as transformações feitas por esse governo que fez muito pelo Nordeste", ressaltou o vice-governador durante o discurso.


O deputado federal  Fábio Faria lembrou que muitos trabalharam contra a aliança dos dois partidos tanto nacional quanto estadual. "Construímos um palanque coerente. O povo do Rio Grande do Norte sabe de que lado estamos e o que poderá ser feito pelo Estado com a eleição de Dilma, presidente; Robinson, governador; e Fátima, senadora", ressaltou o segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados.