sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Politico ladrão precisa pensar duas vezes antes de roubar, as coisas estão mudando...

Miriam: 'Supremo Tribunal Federal quebrou a certeza da impunidade'

A comentarista Miriam Leitão fala sobre o julgamento do mensalão. O deputado João Paulo Cunha, que já foi presidente da Câmara, foi condenado por corrupção e peculato.

O mais importante que aconteceu foi que o Supremo Tribunal Federal quebrou a certeza da impunidade. Essa certeza era incentivo à corrupção e era a razão do desencanto do cidadão. O julgamento não acabou e as penas dos condenados ainda não foram decididas, mas já se sabe que o risco de punição existe.
Como em todo processo de avanço institucional, não existem milagres, nada acontece de uma hora para a outra. É uma caminhada de ganhos sucessivos. E agora o Brasil já sabe que pode avançar na direção de haver maior confiança nos representantes políticos. Ainda haverá retrocessos, novos casos, mas a partir de agora será mais perigoso tomar decisões erradas que antes estavam garantidas por esse manto da impunidade.
A CPI do Congresso levantou provas, que foram investigadas pela Polícia Federal, que foram denunciadas pelo Ministério Público e agora são julgadas pelo STF. O que o Brasil demonstra é que as instituições estão funcionando e os poderes são independentes. Isso é democracia. Como disse o ministro Cezar Peluso, o juiz não condena com ódio. Ele reverencia a lei. Isso é Estado de direito.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário