segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O descaso com a segurança pública é visível em nosso Estado...

Nunca houve políticas públicas", diz delegado


Quando ocorre um homicídio o primeiro operador de segurança a ser acionado é a polícia. Na ponta desse processo há dois anos como titular da 9ª Delegacia de Polícia, localizada na Zona Norte, Fernando Alves é um severo crítico da ação do estado. "A verdade é que nunca houve uma política de segurança pública no estado. Não há comunicação alguma entre os operadores de segurança, daí vivermos este total colapso dentro do sistema prisional".

Polícia sem equipamentos modernos não investiga os homicídios. Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press


O delegado o ressalta que é necessário o entendimento de que o Rio Grande do Norte cresceu. "Só que o poder público não acompanhou este crescimento, e o Executivo não oferece condições prisionais. Não consegue sequer manter as prisões preventivas, quanto mais resolver o problema dos condenados. Aqui não existe sequer uma delegacia especializada em homicídios", finaliza.

Apoio às famílias
Estudioso dos casos de violência no RN, o presidente do Conselho Estadual de Direitos Humano, o advogado Marcos Dionísio afirma que a tragédia das famílias que buscam justiça é o emblema daimpunidade. "Há a morosidade do Tribunal de Justiça, a crise do sistema prisional e a ineficácia da nossa segurança que retroalimenta a violência".

Dionísio está finalizando um relatório que mapeia todos os números de homicídio por bairros da Grande Natal que deverá servir como referência para que se entenda melhor os rumos que o crime vem tomando na cidade nos últimos meses. "Estamos em fase de finalização deste documento e deveremos divulgá-lo na próxima semana", informa.

O advogado revela que há na cidade uma entidade especializada em prestar apoio e solidariedade às pessoas que tiveram parentes assassinados. "Trata-se do Centro de Referência em Direitos Humanos que presta apoio às famílias que lutam contra a impunidade". O centro funciona na rua Gustavo Guedes, 1886, Cidade Jardim. Telefone para informações: 3215 1655.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário